=== Após a conquista de Samaria ===
* No seu 14.º ano, '''[[Senaquiribe]]''' invade Reino de Judá (712 AEC). Conquista de [[Laquis]] e www. Batalha de Elteque. Rabsaqué sitou [[Jerusalém]] écom sitiada,um masexército nãode chega185 amil conquista-lasoldados. Ezequias paga tributo ao Rei da Assíria. A cidade não foi conquistada. Nesse tempo, [[Taraka]] (na Bíblia, chamado de "Tiraca") era o Rei do Egito. Recebe aRecebeu visita de emissários de [[Madruk-apal-iddina II]] (na Bíblia, é chamado de '''[[Medroaque-Baladã]]''' ou '''MadruqueBedroaque-Baladã'''), que se tornara Reirei deem Babilónia.
Arqueologia: relevos de Laquis (Museu Britânico), Prisma de Senaqueribe (InstitutoInst. Oriental da UniversidadeUniver. de CicagoCichago), Inscrição de Siloé (Museu ArqueológicoArqueol. de Istambul), [[Túnel de Siloé]]. Fontes escritas: textos históricos assírios (Anais de TiglatTiglate-Pileser III e Sargão II), as óstracas da Samaria e de LáquishLaquis e alguns livros bíblicos (Reis I e II; Crónicas, I e II; Amós, Oseias e Isaías). A par destas, os testemunhos arqueológicos provenientes das escavações de ''tells''. [[Tartã]], enviado por [[Sargão II]], conquistou [[Asdode]]. Assassinato de Senaqueribe por seus próprios filhos (2II Reis 19:37-38),. comoEstá registadoregistrado nos anais de seu filho mais novo, [[Esar-Hadom]]. Em [[612 AEC]], conquista de [[Nínive]], foiregistado conquistadano conformeTablete prediçãode Nabopolazar. Predição dos profetas Naum e Sofonias (2:13-15), registado no Tablete de Nabopolazar.
* '''[[Manassés]]''', filho do Rei Ezequias, reinou por 55 anos (696-642 AEC). FoiChegou a ser levado como prisioneiro para [[Babilónia]] por chefes do exército assirio. (II Crónicas 33:11) Se tornou reiFoi tributário de '''[[Esar-Hadom]]''' (oue Assardão), Rei da Assíria'''[[Assurbanipal]]'''.
* '''[[Amon]]''', filho do Rei Manassés, reinou por 2 anos (641-640 AEC).
* '''[[Josias]]''', filho do Rei Amon, reinou por 31 anos (639-609 AEC).
* No seu 12.º ano, teve início a reforma religiosa no Reino de Judá.
* No seu 18.º ano, achou-se "o livro da Lei de Moisés". RealizaRealizou-se uma celebração ímpar da [[Páscoa]]. Morreu em [[609 AEC]], quando tentou deter o exército de '''[[Neco II]]''', na [[Batalha de Megido]].
* Morre ao tentar deter o exército de '''[[Neco II]]''', na [[Batalha de Megido]], em [[609 AEC]]. A conquista definitiva de [[Harã]] e a derrota '''[[Assuruballit II]]''' pelos babilónicos, marcou o fim definitivo do Império Assírio.
A conquista definitiva de [[Harã]]. A derrota do exército de '''[[Neco II]]''' que veio em auxílio de '''[[Assuruballit II]]''', Rei da Assíria, marca o fim definitivo do Império Assírio diante dos babilónicos.
=== Últimos Reis de Judá ===
|